O treinamento cardiorrespiratório visa melhorar as condições de funcionamento dos órgãos coração e pulmão influenciando diretamente na capilarização, retorno venoso, liberação hormonal, controle de estresse, redução de gordura corporal, controle nos níveis de colesterol e triglicerídeos, etc. pode ser realizado em formato de circuitos, corridas, intervalados, bike, enfim, uma infinidade de possibilidades contudo deve obedecer as premissas de que a maior ênfase deva ser na via oxidativa (maior consumo de oxigênio). E para tal efeito deve-se realizar atividades sequenciais e/ou repetitivas por períodos acima de um minuto e meio.
Esse treinamento é muito indicado para pessoas que procuram redução de peso corporal. Porem devemos obter cautela com grupos especiais com patologias como artrose, hérnias discais, lesões meniscais, etc. o treinador deve sempre analisar o caso do individuo e adequar a melhor estratégia para o individuo aliando dessa forma segurança a performance.
Vamos imaginar que um indivíduo obeso inicie o processo de redução de gordura corporal e o treinador o coloca para correr incessantemente por 30 minutos ao ar livre. Obviamente o sobrepeso pode afetar as articulações (principalmente joelho) do mesmo não obtendo o o equilíbrio entre performance e segurança. Há outras estratégias mais seguras pra esse individuo atingir seus objetivos primando pela segurança. Cabendo somente ao responsável pelo treinamento utilizar processos melhor elaborados para alcançar tal alvo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Acesso em 07/09/2015
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2006001800036&script=sci_arttext
http://www.efdeportes.com/efd156/exercicio-aerabio-e-resistido-no-emagrecimento.htm
http://www.efdeportes.com/efd67/aerobico.htm
http://www.efdeportes.com/efd194/treino-de-corrida-na-reducao-de-massa-corporal.htm
http://www.efdeportes.com/efd191/analise-do-efeito-da-periodizacao-no-spinning.htm
VEJA TAMBÉM