O joelho possui movimentos de flexão, extensão e pequenos movimentos (muito limitados) de rotação. Nessa articulação pode-se encontrar ligamentos muito fortes como o ligamento cruzado anterior (responsável pela limitação da extensão), ligamento cruzado posterior (responsável pela limitação da flexão), ligamento colateral medial e colateral lateral (responsáveis pela limitação no movimento de rotação.)
Como os movimentos de rotação não são amplos a incidência de lesão desses respectivos ligamentos não vem a ser tão grande. Em contrapartida a maior incidência de rompimento de ligamentos se encontra no ligamento cruzado anterior. Quando há ocorrência de rompimento de ligamentos cruzados anteriores e/ou posteriores a fácil constatação se da pelo teste de gaveta onde por sua vez a tíbia consegue deslizar livremente sobre o fêmur num ângulo de 90º.
Geralmente logo após a lesão ocorre a presença de edema e dificuldade durante a marcha comprometendo a biomecânica do movimento. Nesse momento deve-se ter cautela pois se o individuo possuir sobrepeso e se acomodar nessa posição sem procurar ajuda poderá acarretar problemas a articulação da outra lateralidade ocasionando um sobrecarregamento desnecessário ao longo dos anos. As rupturas podem ser parciais ou totais. Em rupturas parciais o fortalecimento muscular consegue restabelecer condições operacionais a essa articulação rapidamente. Em ruptura total geralmente os casos são cirúrgicos pois não se pode garantir um bom restabelecimento e segurança somente através do fortalecimento. Contudo, cada caso deve ser analisado individualmente pois, depende se o individuo é sedentário ou praticante de atividade física sendo essa uma análise de suma importância pra encaminhamento da melhor estratégia pra esse individuo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Acesso em 05/10/2015
http://www.efdeportes.com/efd195/treinamento-resistido-na-recuperacao-de-lca.htmhttp://www.efdeportes.com/efd160/recuperacao-do-ligamento-cruzado-anterior.htmhttp://www.efdeportes.com/efd162/lesoes-do-lca-e-menisco-medial.htmhttp://www.efdeportes.com/efd142/reabilitacao-lesao-em-atleta-de-futsal.htmhttp://www.efdeportes.com/efd157/treinamento-de-musculacao-dos-jogadores-de-futebol.htmhttp://www.efdeportes.com/efd197/fisioterapia-nas-lesoes-de-joelho-em-voleibol.htmhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912009000600008http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/34/277_-_ReabilitaYYo_na__LesYo_do__Ligamento_Cruzado_Anterior_da_anatomia_ao_tratamento.pdfhttp://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/traumato/lca/lesao_lca.htm
VEJA TAMBÉM