O papel da suplementação vem sendo utilizado de forma indiscriminada nos últimos tempos levando-se em consideração a moda fitness quem vem invadindo o mercado brasileiro cada dia mais. Os comerciantes querem unicamente vender e informam pouco sobre as funções dos suplementos induzindo o público leigo a comprarem e utilizarem de forma errônea. O que muitas vezes ocorre é uma má administração desse artificio e o individuo acaba creditando a falta ou pouco sucesso que obteve ao suplemento que ele por sua vez investiu boa parte de seus ganhos mensais.
A suplementação foi criada para nutrir as pessoas como medida paliativa em meio a escassez de nutrientes então, o ideal é nunca substituirmos uma refeição quando podemos realiá-la de forma a ingerir os nutrientes em sua totalidade. A partir desse pressuposto podemos afirmar que, a ingestão de suplementos cairia bem quando o individuo não possui os recursos necessários naquele momento pra realizar a respectiva refeição, ex. reunião de negócios, trabalhadores que estão em linha de produção, viagens longas, etc. Os suplementos não são baratos mas, salienta-se que paga-se pela praticidade do produto, sendo que você pode ingerir a mesma quantidade de proteínas de 100g de filé mignon em apenas alguns segundos podendo optar por uma infinidade de sabores.
Em casos específicos de performance mais elevada onde o individuo necessita de um grande aporte de nutrientes “específico” alia-se alimentação e suplementação concomitantemente. Exemplo: um indivíduo esta em fase de hipertrofia e necessita aumentar ainda mais seu peso corporal, sendo que ele por sua vez possui um metabolismo extremamente acelerado, ectomorfo e está ingerindo 3500 calorias diariamente (20% de proteína, 15% de gordura e 65% de carboidratos) mas já esta próximo à sua limítrofe de capacidade física pra se ingerir (não consegue comer uma maior quantidade de alimentos devido à sua limitação espacial estomacal), nesse caso é sugerido shake de proteína e carboidratos pra “complementar” a dieta desse individuo. Esse exemplo é uma forma mais comum de vermos a situação, já uma realidade mais radical como o fisiculturista Phil Heath ingere 10000 calorias diariamente, nesse caso extremo ele necessita de suporte suplementar devido ao alto volume alimentar.
Os suplementos mais aconselhados são os macronutrientes proteína e carboidratos. Sempre fique amparado por uma ajuda profissional para economizar tempo, dinheiro e otimizar seus resultados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Acesso em 17/10/2015
http://www.efdeportes.com/efd175/suplementos-alimentares-mais-populares-atualmente.htmhttp://www.efdeportes.com/efd179/suplementacao-e-o-exercicio.htmhttp://www.efdeportes.com/efd197/suplementacao-esportiva.htmhttp://www.efdeportes.com/efd168/suplementacao-de-bcaa-na-massa-magra.htmhttp://www.efdeportes.com/efd151/consumo-de-suplementos-alimentares-nas-academias.htmhttp://www.scielo.br/pdf/rbme/v14n6/a13v14n6.pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922010000300013
VEJA TAMBÉM
http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/07/26/1273-alimentacao-infantilhttp://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/?acao=bu&id=399