A Ginástica Localizada possui muitos adeptos ao redor do mundo sendo febre em vários países, possuindo maior preferência pela maioria dos praticantes se comparado com a musculação tradicional, pois contém caráter mais lúdico em sua programação sendo mais flexível diante das vertentes de treinamento.
Antigamente se acreditava que ela poderia trazer definição localizada dos grupos musculares que eram trabalhados, contudo esse fato é um grande equívoco que vem sendo desmistificado através dos anos devido a muitas pesquisas cientificas embasada nessa metodologia. A Ginástica Localizada contrasta com “resistência muscular localizada” e não redução de gordura corporal localizada. No meio do bodybuilding (fisiculturismo) os atletas tendem a aumentar a quantidade de repetições quando se esta aproximando do campeonato, contudo eles simplesmente aumentam a quantidade de repetições por não poderem continuar a elevar uma quantidade significativa de sobrecargas devido a fraqueza e apatia que se estabelece pela baixa ingestão de carboidratos (em alguns casos ocorrem o corte total). Esse dado foi sendo equivocadamente interpretado por vários profissionais da área durante décadas, pois estes por sua vez creditavam a definição muscular às altas repetições e não a dieta restritiva.
Com base nesses dados históricos muitas pessoas entram na ginástica com objetivos que não são compatíveis com a realidade. Em determinados casos algumas pessoas almejam hipertrofia extrema, e saem dela frustrados. Contudo, essa modalidade proporciona uma diversidade de benefícios como melhor capilarização local, melhor oxigenação, maior resistência muscular, tonificação, níveis leves a moderados de hipertrofia, etc. A quantidade de repetições por exercício sempre são em grandes quantidades, algo em torno de 12 à 30, contudo em algumas aulas pode-se atingir repetições bem elevadas (50), variando-se velocidade do movimento e contrações (isotônicas e isométricas), tornando assim o treinamento bem variado e mais instigante.
Exemplo de Ginástica Localizada.*IMPORTANTE: Sempre procure um profissional para adaptar a atividade à sua realidade, limitações, recursos, objetivos, condicionamento, etc.
História do Body Pump, Modalidade de Ginástica Localizada patenteada pela Body Systems (vídeo em espanhol).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Acesso em 04/11/2015
http://www.efdeportes.com/efd172/gordura-em-mulheres-praticantes-de-ginastica.htmhttp://www.efdeportes.com/efd144/o-efeito-agudo-de-uma-aula-de-ginastica-localizada.htmhttp://www.efdeportes.com/efd130/niveis-de-forca-nos-membros-inferiores-de-idosas.htmhttp://www.efdeportes.com/efd161/efeitos-do-programa-ginastica-em-mulheres-adultas.htm
http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v24n4/a09v24n4.pdf
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=829
VEJA TAMBÉM
http://perdendobarriga.com.br/abdominais-para-perder-barriga-verdade-ou-mito/