O alongamento muscular possui uma diversidade de benefícios que são conhecidos atualmente, dentre eles fatores que por sua vez vem auxiliar a profilaxia de lesões (prevenção de lesões), o relaxamento, melhor circulação sanguínea e linfática, otimiza a irrigação através da descompressão de locais específicos, auxilia no tratamento de patologias como artrose, fibromialgia, espondilite anquilosante, etc. possuindo uma infinidade de benefícios.
Dentre esses, podemos citar uma característica que poucos possuem conhecimento nesse meio, como o aumento de rompimento de fibras musculares durante algumas atividades físicas específicas, dando maior ênfase nessa questão podemos citar fortemente a musculação (treinamento resistido). Mas se o individuo realiza alongamento afim de evitar as dores e desconfortos musculares provenientes de determinados estímulos, não seria contraditório utilizarmos a mesma prática para promovermos algo contrário ?Podemos relacionar o relaxamento muscular com leves estímulos realizados na musculatura de forma branda e por um tempo pouco mais prolongado. Já nos estímulos de aumento de ruptura de fibras musculares poderemos aumentar exponencialmente os danos realizados através de fortes estímulos e curta duração. Contudo, deve-se salientar o risco que o praticante corre, pois quando se realiza um determinado rompimento de fibras e os multiplica afim de aumentar de forma abrupta corre-se o risco dessas micro rupturas atingirem o nível de lesão. Portanto, o praticante deve estar bem orientado para a sua respectiva prática.
Os alongamentos possuem caráter profilático no quesito em descomprimir cápsulas articulares, promover menor resistência muscular no que diz respeito a atrito entre tecidos e economia de energia para deslocamento. Já a melhora de “delivery” de nutrientes é ocasionada através da descompressão de vasos que por sua vez são afetados por rigidez muscular. Neste último também podemos citar a melhor remoção de metabólitos e substratos indesejáveis pelo organismo.Por fim, os benefícios são inúmeros que há evidências científicas de melhorarem diretamente na estética do desempenho de bailarinos, dentre outros fatores como otimização na postura e performance atlética de vários esportes (futebol, boxe, bodybuilding, etc).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Acesso em 04/09/2015
http://www.efdeportes.com/efd141/o-efeito-do-alongamento-muscular.htm
http://www.efdeportes.com/efd193/flexibilidade-e-alongamento-diferencas-e-definicoes.htm
http://www.efdeportes.com/efd176/alongamento-e-flexibilidade-conceitos-e-diferencas.htm
http://www.efdeportes.com/efd181/alongamento-pre-e-pos-atividade-fisica.htm
http://www.efdeportes.com/efd153/prevencao-das-principais-lesoes-em-nadadores.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502008000100008&lng=pt&nrm=iso
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v13n1/08.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552008000200003
VEJA TAMBÉM
http://www.copacabanarunners.net/alongamento-musculacao.html