É uma saída para quem se encontra com pouco tempo e não quer perder os ganhos que foram realizados ao longo do tempo com tanto ardor, empenho e sacrifício.
![Musculação e Treinamento de Manutenção Musculação aliado ao Treinamento de Manutenção](http://4.bp.blogspot.com/-PpwSnbFYwkk/VifyycdhxBI/AAAAAAAAAEc/W8n_xWdaZeM/s400/MANUTEN%25C3%2587%25C3%2583O.jpg)
O treinamento de manutenção de algumas variáveis de aptidão física é considerado mais simples do que o evolutivo pois, segundo BROOKS, Douglas em sua revisão bibliográfica o indivíduo pode reduzir o volume de treinamento semanal para 1/3 que ainda assim consegue-se manter as características adquiridas anteriormente. Mas deve-se salientar q a intensidade jamais pode ser reduzida, deve-se assegurar que a intensidade seja a mesma sempre, assim apenas a frequência de treinamentos semanais seriam reduzidos.
![Musculação aliado ao Treinamento de Manutenção Musculação e sua total relação com o Treinamento de Manutenção](http://2.bp.blogspot.com/-FvuXlcyJHF0/VifxgNReFOI/AAAAAAAAAEQ/6DHgpGHZNPg/s400/Treino-feminino-musculos.jpg)
Mas nos deparamos com um grande empecilho pelo caminho, a variabilidade (individualidade) humana. Obviamente esse fator não funcionará para todos os indivíduos principalmente os com características predominantemente ectomorfas. Ai entra o “feeling” do treinador sabendo quais variáveis ele pode mexer nesse respectivo indivíduo. Necessitará algumas adequações específicas como sobrecarga, tecnicas (drop set, rest pause, …), tempos de repouso, etc. para ocasionar estímulos diferenciados.
![Musculação favorecendo o Treinamento de Manutenção Musculação e sua corelação ao Treinamento de Manutenção](http://4.bp.blogspot.com/-0Ati69Pj6RI/VifzRDNf62I/AAAAAAAAAEk/-QS2jnAP4-U/s400/MANUTEN%25C3%2587%25C3%2583O%2B2.jpg)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BROOKS, Douglas S. “O livro Completo Para o Treinamento Personalizado”. 2008. 475 – 504.